quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O SIGNO DE ESCORPIÃO E SEU REGENTE PLUTÃO, COMO USAR SUA VIBRAÇÃO DE FORMA MULTIDISCIPLINAR.



Por: Daniela Pavanelli - Acupunturista
acupunturista 


Para iniciarmos nossa conversa sobre MTC (Medicina Tradicional Chinesa) faço aqui um breve resumo sobre o que significa essa cultura  milenar,  e que ao longo de anos,  vêm auxiliando  as pessoas em diversas disfunções  emocionais e orgânicas.
Temos o predomínio da Teoria Ying/Yang, onde para que tenhamos saúde, é necessário que haja equilíbrio entre essas duas energias e com isso mantendo harmônico o ciclo dos cinco elementos que constitui  a base da MTC.
 Para esse mês de novembro, primavera, podemos falar elemento Madeira.
Surge o elemento madeira do potencial energético da água, assim como as plantas florescem na terra na Primavera. Este é o novo estágio Yang do ciclo das energias. A fase Madeira é expansiva, alegre e explosiva.
É uma geração criadora de energia, despertando o desejo sexual de procriar. Está associado ao vigor à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento.
A energia da Madeira pede livre expressão e espaço para dar vazão à sua expansão. Se bloquearmos o seu desenvolvimento, criamos sentimentos de frustração, raiva, ciúme e estagnação.
Os órgãos do elemento madeira são:



FÍGADO – órgão Zang
É o centro do metabolismo. Coordena e determina o ritmo de atividade dos outros órgãos do organismo. É um órgão de eliminação de toxinas e resíduos a todos os níveis: físico, mental e psíquico. Pode acumular tensões provenientes de raiva e aborrecimentos. O meridiano comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as relacionadas com o metabolismo, sexualidade, a musculatura e a acuidade visual. Age sobre as dores no fígado e estômago. Atua nos problemas da parte inferior do corpo.
VESÍCULA BILIAR – órgão Fu
Comanda a função biliar total: sistema excretor e secretor, intra- e extra-hepático; é um órgão de eliminação. É denominado o “meridiano dos hipocondríacos”. É indicado no tratamento de doenças psicossomáticas; age sobre a coragem e o espírito de determinação, sobre as dores nos olhos, dificuldades de audição, tonturas, depressão, enxaquecas. Pode acumular disfunções provenientes de muitas dúvidas.

PERSONALIDADE 
Madeira
As pessoas madeira excedem ou têm problemas em planejar, em tomar decisões e ações.O futuro e a sua capacidade de o ver, pode ser a sua força. Quando estão fora do equilíbrio podem adiar ou têm uma sensação de não esperança, falta de reatividade frente à vida.
Alterações anormais nas funções internas dos órgãos e no relacionamento  entre eles, podem ser detectadas pelas aparências externas orgânicas ou por sintomas relatados pelos pacientes.

Portanto, para entrarmos nessa estação maravilhosa e florida, com equilíbrio, temos que manter nossa MADEIRA em plena expansão e harmonia.



Nenhum comentário: