terça-feira, 10 de maio de 2011

INFORME NUTRICIONAL

Alimentos e cuidados para ajudar na prevenção da osteoporose:

Dieta adequada deve ter cálcio, vitamina D, magnésio, boro e silício.
Exercícios físicos e hábitos saudáveis também são essenciais.

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos, porosos e quebradiços. O problema é mais comum na velhice e entre as mulheres, depois da menopausa, por causa de alterações hormonais.
A prevenção deve começar na juventude, com bons hábitos e alimentação adequada para que a pessoa chegue à velhice com boa estrutura óssea.
Manter uma atividade física regular é fundamental, mas nada muito estressante. O exercício pode ser um problema tanto por sua falta quanto pelo excesso. Importante acompanhamento de um profissional especializado. Atividades como musculação, por exemplo, gera impacto e melhora as condições de estabilidade do sistema músculo-esquelético.

O que evitar:
- café: no máximo, 2 xícaras por dia. O excesso de cafeína contribui para a perda de cálcio e dificulta a absorção dele.
- açúcar: o consumo excessivo favorece a eliminação do cobre, essencial à mineralização dos ossos.
- sal: excesso favorece eliminação de cálcio pela urina.
- refrigerantes: o ácido fosfórico dificulta absorção do cálcio.
O que consumir :
- cálcio é essencial à formação do osso. É encontrado no leite e derivados, nas verduras escuras, algas, cascas de ovo secas e trituradas no liquidificador
- magnésio ajuda na absorção do cálcio. Presente em verduras escuras, amêndoas, damascos e feijão
- boro evita perdas de cálcio. Repolho, maçã, pêssego, ameixas e passas são ricos desse nutriente.
- vitamina D é essencial para absorção do cálcio. Gema de ovo e fígado de bacalhau são ótimas fontes. É importante manter exposição diária ao sol (30 minutos no começo ou no fim do dia)
- silício ajuda no metabolismo ósseo. É encontrado no arroz, de preferência integral, na aveia e na cavalinha.
A gordura de coco, para fixar o cálcio dentro dos ossos, linhaça, soja e grão-de-bico, ricos em hormônios que ajudam no metabolismo dos ossos.

Acupuntura: Energeticamente, a acupuntura estimula componentes do corpo ligados à produção de células ósseas. Analgesicamente, ela estimula sítios da pele com atividade neuronal e promove-se um circuito neuro-endócrino que tem a eficácia de uma droga(medicamento- analgésicos) no paciente. O organismo produz endorfina e outras substâncias que atenuam a dor e melhoram o relaxamento muscular.

Daniela Pini Salticchioni - Nutricionista Ortomolecular

Daniela Pavanelli Perracini - Acupunturista e fisiologista do exercício

Nenhum comentário: