quarta-feira, 11 de maio de 2011

Melhore sua qualidade de vida!

Em algum momento durante sua vida, as dores nas costas aparecerão. Estudos comprovam que 90%da população brasileira já sentiu, ou sofre com algum problema de posturas ou dores.

Seja pelo stress, má postura, falta de força ou flexibilidade muscular, hábitos errados em nossas vidas diárias ou no trabalho, os problemas posturais tem a capacidade de levar pessoas a extrema dor e incapacidade. Não existe posição que diminua os sintomas e problemas como dores de cabeça, adormecimento de braços e pernas, câimbras constantes e irritabilidade, são derivados muitas vezes de algum problema na coluna vertebral.

Uma pessoa que trata a causa das dores na sua fase inicial corre um alto risco de acompanhar o aumento gradual dos sintomas. Uma pequena “travadinha” na coluna lombar, por exemplo, se não cuidada pode ocasionar dores em quadris, pernas e coluna cervical.

Outro exemplo, é que muitos problemas na coluna cervical podem ocasionar torcicolos fortes, diminuição da força em braços e até em alguns casos problemas respiratórios. Não podemos esquecer também da famosa “hérnia de disco”, popular nome de uma patologia que tem seu início com um desvio postural. E mesmo com o avanço nas técnicas, muitas vezes apenas a cirurgia pode corrigir o problema.

Descobrir, analisar, prevenir e tratar de todos os problemas posturais é a função e dever do fisioterapeuta especialista em R.P.G. (Reeducação Postural Global). Usando exercícios posturais e posicionamentos, o fisioterapeuta consegue além de um alívio na sintomatologia, uma melhoria na qualidade de vida do paciente. Mas o R.P.G é apenas uma técnica de tratamento.

O bom profissional vai além. Não adianta apenas reeducar a postura, é necessário ir mais profundo na patologia e sintomas. Desvios específicos vertebrais, problemas musculares e articulações que não funcionam com exatidão. A coluna vertebral quando desequilibrada, ocasiona problemas em todo o corpo. Por isso conhecer o funcionamento biomecânico é primordial. Do mesmo jeito que saber como tratar as patologias.

Técnicas de Terapia Manual, Osteopatia, Pilates são algumas das especialidades utilizadas. Manobras articulares, alongamentos e mobilizações, são algumas das técnicas para que o paciente não apenas tenha uma melhor postura, mas sim não precise de remédios para controlar a dor ou inflamação.

Venha conhecer os benefícios do R.P.G., Osteopatia e Pilates, com um fisioterapeuta pós graduado nessas especialidades. Aumento da qualidade de vida e uma vida sem dores na coluna.

Fábio Navarro Biazetti

Fisioterapeuta Rpgista e Osteopata.

Nenhum comentário: