quinta-feira, 12 de maio de 2011

Terapia Floral

As essências florais possuem características energéticas específicas que podem influenciar os padrões energéticos das pessoas que as utilizam. Por serem energeticamente muito sutis, ajudam o ser humano a sintonizar-se ou harmonizar-se com as características que as compõem. Segundo Bach, cada flor corresponde a uma qualidade e seu propósito é fortalecer essa qualidade, de modo que a personalidade possa eliminar a falha que é a causa particular do bloqueio.

Assim, o terapeuta acompanha a busca do conhecimento interior do seu cliente e ajuda-o a harmonizar-se, renovando-se dia-a-dia. Tomando como base que o corpo físico apenas reflete o estado dos centros energéticos, ele materializa desequilíbrios através de problemas físicos. A terapia com florais não só atua no sentido da recuperação e resgate de um desequilíbrio energético que causa um mal físico como previne a materialização no corpo físico de desequilíbrios energéticos em formação. Deste modo, orienta o terapeuta no tratamento a ser dado a um problema físico que se já apresenta, como também avisa com antecedência da possibilidade de um desequilíbrio em formação.A Terapia Floral é, portanto, um importante instrumento terapêutico em si mesmo, mas é também um recurso que se presta como complemento a qualquer terapia holística ou mesmo a métodos terapêuticos da medicina tradicional.

Após a realização do estudo teórico e prático, por um lado, reafirmamos a convicção de que a terapia holística apresenta-se como um dos principais caminhos para o autoconhecimento não só em termos de recuperação mas manutenção do equilíbrio interior. Por outro lado, estamos cientes de que apenas estamos no início do caminho de investigações e pesquisas e que há muito o que estudar para descrever este microcosmos maravilhoso que compõe cada ser humano, particular em si mesmo, com as mais diversas manifestações, mesmo que os desequilíbrios se localizem nos mesmos centros energéticos ou meridianos de dois ou mais clientes. Cada um, a sua maneira muito peculiar, caminha para o encontro consigo mesmo e cabe ao terapeuta holístico, atento a todas essas especificidades, estar pronto para ser um pesquisador em constante evolução e aperfeiçoamento, ciente de suas próprias limitações e aberto a novas conquistas e caminhos que possam ajudar primeiro a seu constante autoconhecimento e, em conseqüência, à conquista de poder exercer, cada vez melhor, a sua atuação como terapeuta.

Assim, este trabalho apenas aponta um caminho, na constante busca pela perfeição, repetindo as palavras de Bach , que apresenta o terapeuta como aquele que deve estar motivado pela constante busca por um profundo estudo sobre a natureza humana, para uma grande percepção do puro e do perfeito, objetivando uma compreensão do estado divino do homem e o conhecimento de como assistir àqueles que sofrem, de modo que possam harmonizar a personalidade com a alma.

Nenhum comentário: