segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O SIGNO DE SAGITÁRIO E SEU REGENTE JÚPITER



Por: Henrique Mathias ( Mahadev )
Instrutor terapeuta de Yoga e Chi kung


A esta energia linda e entusiasmada  que é sagitário deixo este lindo presente corporal que são essas ASNAS;  que ajudara a equilibrar toda essa euforia a iniciativa sem responsabilidade e o controle do EGO forte que se mobiliza nesta energia presente.
Estamos sentindo e vivendo o elemento FOGO.
Que nutri toda essa criatividade com muita alegria e energia transformadora, este mesmo fogo pode ser destrutivo se não o respeitarmos e canalizarmos de uma forma sadia,esta energia é controlada por um Chakra que se chama  MANIPURA : localizado na altura do umbigo este chakra controla o calor e a energia no corpo ( chi ) está ligado com o fogo digestivo.
Está relacionado com as glândulas supra renais e  pâncreas. Os vrttis deste chakra são mais enteso, como já aviamos visto o que são Vrttis na nossa ultima publicação, vou comentar sobre os Vrttis deste chakra também e assim entendermos um pouco mais essas propensões mentais que sentimos e de onde elas se originam.
São 10 vrttis no total, um dos vrttis mais importantes deste chakra é o apego. A maioria das pessoas estão apegadas a algo em suas vidas: sua casa, seu cachorro, ou uma roupa favorita. Mas as vezes , esta propensão toma controle da mente e a pessoa se obceca com o objeto de apego.
Desenvolve-se uma incontrolável fascinação e a mente constantemente se associa com o objeto.O apego estimula outras tendências como o desejo excessivo ciúmes, ódio e medo de perder o objeto apreciado. Outras tendências deste chakra são a VERGONHA (uma forma de medo) e CRUELDADE a sádica atitude da mente que desfruta o sofrimento dos outros, como os reis que gostavam de torturar seus inimigos e a pessoa que se fascina pelos filmes de terror.Quando este chakra está desregulado as tendências de LETARGIA e MELANCOLIA tendem a se expressar. O vrrti de IRRITABILIDADE esta relacionado com hormônio adrenalina secretado pelas supra renais. Quando uma pessoa se encontra em uma situação estressante o terceiro chakra se desequilibra e responde com irritabilidade e agressão. O domínio do terceiro chakra é necessário para superar o stress.
O stresse está relacionado principalmente com os vrrits de irritabilidade, ódio e medo.


VRTTIS DO 3° CHAKRA: 



Crueldade
Irritabilidade
Desejo
Apego
Ódio
Medo
Timidez
Ciúme
Letargia
Melancolia
 

ASANA PARA O 3° CHAKRA:
NAOKÁSANA: deite-se de bruços. Dobre as pernas de forma que a panturrilha encoste na coxa. Leve as mãos sobre as costas e segure os tornozelos. Levante o corpo inteiro, suportando o pesono umbigo. Alongue o pescoço e o peito, o maximo possível.
Olhe para frente. Inspire ao levantar o corpo, mantendo-se nesta posição por oito segundos.
Retorne a posição inicial, enquanto a expira. Pratique oito vezes assa ásana. O corpo assume a forma de um arco durante  essa ásana. 

Benefícios:

Tonifica as mãos, braços, pernas, trabalha intensamente a coluna em toda sua extensão, tonifica o sistema nervoso vago-simpatico, todas as enfermidades do aparelho digestivo, urinário, genital, respiratório (expande a caixa torácica) e circulatório são combatidas, super a falta de energia ( cansaço), dissipa a celulite, o reumatismo, estimula o apetite , combate a obesidade (remove gorduras abdominais), bom para fraquezas e problemas de garganta, eriquece a personalidade dando vivacidade á mente. É psico-estimulante.  






Nenhum comentário: